Prevenções Violência Doméstica
Em épocas de pandemia e quarentena muito prolongada, os relacionamentos acabam se tornando, em alguns casos, muito difíceis. Sendo por intolerância, impaciência, incompreensão, enfim, ficam fora de controle.
As pessoas não podem sair de casa, e têm sua rotina diária alterada radicalmente. Principalmente no caso de dependentes de álcool ou drogas, que facilmente ficam violentos e muitas vezes, com atitudes agressivas imprevisíveis.
Se o relacionamento conjugal está desgastado tudo é motivo para iniciar uma discussão, muitas vezes acalorada, que pode se tornar violenta, e, em alguns casos fatal.
Devemos atuar com prevenção, para evitar um mal maior, temos que tirar o foco da discussão e tentar achar uma solução pacífica, antes que ocorra a agressão eminente. Se a pessoa esta fora do seu estado normal, não queira ter a razão ou “estar certo(a)”. Se acalme e deixe a outra pessoa falar, sem que haja interrupção ou deboche. Somente escute, escute e escute, e aos poucos o outro irá se acalmando e diminuindo a intensidade acalorada da discussão. Pois as pessoas tem necessidade de ser ouvidas e não gostam de ser afrontadas.