top of page
Relogio de Xadrez.jpg

O Relógio de Xadrez

Relogio de Xadrez 2.jpg

O relógio é parte integrante de um torneio e reveste-se de suma importância. O manuseio e sua utilização estão previstos nas regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Os enxadristas iniciantes, quando disputam pela primeira vez um torneio oficial, ficam surpresos ao se depararem com o relógio de Xadrez. Claro que esse aparato serve, basicamente, para medir o tempo de reflexão de cada jogador. Mas não é apenas isso. Tire as suas dúvidas ao conferir a íntegra da legislação que trata do assunto

1) “Relógio de Xadrez” - composto por dois relógios com mostradores, conectados um ao outro, de modo a funcionar um só de cada vez. ‘Relógio’ nas Leis do Xadrez designa um dos dois mostradores de tempo. ‘Queda de seta’ significa o término do tempo estipulado para um jogador.

 

2) Ao usar-se um relógio de xadrez, cada jogador deve completar certo número ou todos os lances em determinado período; ou pode receber uma quantidade adicional de tempo após cada lance. Isso deve ser especificado previamente aos jogadores. O tempo não gasto por um enxadrista durante um controle de tempo é adicionado ao controle seguinte, exceto no modo ‘tempo adicional’. No modo ‘tempo adicional’ ambos os adversários recebem um ‘tempo principal’ pré-determinado. Eles também ganham um ‘tempo extra’ e constante para cada lance . A contagem regressiva do ‘tempo principal’ começa somente depois que se esgotar o ‘tempo extra’, contanto que o jogador pare seu relógio antes de esgotar-se o ‘tempo extra’, o ‘tempo principal’ não muda, sem considerar-se o ‘tempo extra’ usado.

3) Cada relógio tem uma “seta” . Imediatamente após a queda de uma delas, existem procedimentos de controle a adotar que será acompanhado de perto pelo arbitro-geral.

 

4) O árbitro decide onde o relógio deve ser colocado.

 

5) Na hora marcada para o começo da partida, o relógio do jogador com as peças brancas deve ser acionado. E o jogador perde a partida se chegar ao tabuleiro mais de uma hora depois do horário previsto para o início da disputa (a menos que as regras da competição especifiquem ou o árbitro decida de outro modo, já que ele é a autoridade máxima no local).

 

Até a próxima!

bottom of page